A POA Viagens busca sempre oferecer as melhores dicas para seus clientes tanto no momento de planelamento e preparação da viagem como durante o roteiro a ser realizado. Confira a seguir algumas dicas e informações referentes à documentação necessária, vacinas exigidas, bagagem, moeda local, onde se hospedar, aeroportos, passeios, entre outros.

  • Segurança

    No aeroporto

    Os momentos de embarque e desembarque são os mais críticos para um viajante. O cansaço e o excesso de pessoas nos aeroportos provocam desatenção do viajante e vulnerabilidade em relação a furtos. Fique atento nos terminais e siga as seguintes dicas:

    • Logo no desembarque, certifique-se de que sua bagagem encontra-se fechada exatamente como estava no embarque;
    • Para pedir informações ou auxílio, procure sempre um policial devidamente identificado ou um funcionário da empresa pela qual viajou. Nunca fale com estranhos;
    • Não se descuide de seus pertences em nenhum momento. Cuidado com homens ou mulheres que se aproximarem para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem;
    • Não abra a bagagem em público, principalmente se no interior houver equipamentos eletrônicos e dinheiro;
    • Não manuseie grandes quantias de dinheiro em público;
    • Se necessitar utilizar o serviço de caixa eletrônico, certifique-se de que sua senha não seja vista por outras pessoas. No caso de pane no equipamento, solicite o auxílio de algum funcionário devidamente identificado;
    • Não aceite qualquer tipo de encomenda a pedido de pessoas estranhas;
    • Se alguém passar mal e lhe pedir para buscar socorro, faça-o sem deixar seus pertences com a pessoa. Mesmo que ela insista que sozinho você irá mais rápido;
    • Ao utilizar serviços de táxi ou carros alugados, prefira profissionais e empresas cadastradas. Ao entrar no veículo, solicite que todos os seus pertences sejam colocados no porta-malas. Em caso de negativa, procure outro táxi;
    • É importante guardar sua bagagem no porta-malas, principalmente seu laptop;
    • Ao utilizar o telefone celular dentro do táxi, faça-o de modo que o aparelho fique do lado oposto ao da janela;
    • Em caso de trânsito parado, evite manusear grandes quantias de dinheiro dentro do veículo.

    No hotel

    Como é o lugar que o visitante passa mais tempo, ele também necessita de atenção especial. Apesar de haver seguranças e uma parceria com a polícia, o hotel também não está imune de ocorrências. Siga as seguintes sugestões e tenha uma estadia mais tranquila.

    • No momento do check-in ou check-out, procure deixar sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da recepção;
    • Ao fazer suas refeições, prefira deixar seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados no bagageiro do hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranquilidade;
    • Não deixe sua carteira, celular, palmtop ou outros pertences sobre a mesa se você precisar se ausentar temporariamente;
    • Ao utilizar a área comum do hotel, mantenha seus pertences sob sua vigilância. Jamais os coloque ao lado ou atrás de seu assento, nem se distancie deles;
    • Não traga pessoas estranhas para o hotel;
    • No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante;
    • Quando quiser sair, peça informações aos funcionários do hotel. Eles ajudarão com boas sugestões de passeios e restaurantes, bem localizados e seguros. Também não deixe de consultar o receptivo local;
    • Se estiver participando ou promovendo algum evento no hotel, estabeleça a utilização de crachás entre os participantes. Ao se ausentar da sala, certifique-se de que as portas ficarão fechadas. Antes e durante o evento, converse com o quadro de seguranças do hotel;
    • Utilize o cofre colocado à disposição em seu quarto;
    • Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores;
    • Nunca aceite ajuda de estranhos. Todos os funcionários dos hotéis da cidade trabalham devidamente identificados e uniformizados. Eles estão capacitados para atender bem e prontamente o turista.

    Nos bares e restaurantes

    Durante a refeição a atenção fica voltada para a mesa. Por isso, é mais um momento em que sua segurança fica vulnerável. Conheça algumas formas de evitar problemas:

    • Prefira lugares indicados por conhecidos ou pelos profissionais do hotel onde estiver hospedado. Informe-se sobre o melhor percurso, melhor horário para uma refeição, tipo de serviço que o restaurante oferece. Também não deixe de consultar o receptivo local, etc;
    • Ao chegar no restaurante, solicite que sua mala ou bagagem seja guardada. Feche-a com cadeado ou lacre no caso de haver objetos de valor ou dinheiro. Ao recebê-la de volta, confira se tudo está em ordem;
    • No caso do restaurante não possuir local adequado para guardar seus pertences, não descuide de seus pertences em nenhum momento;
    • Evite deixar objetos de valor sobre a mesa, como a carteira e o celular, principalmente ao se ausentar temporariamente.

    Em áreas públicas ou parques de exposição

    Eventos e locais públicos de grande movimento exigem maior atenção do visitante. A grande quantidade de pessoas se deslocando com sacolas e bolsas é um chamariz para furtos. Tomando-se as seguintes medidas, evita-se ao máximo uma ocorrência desagradável:

    • Evite falar com estranhos, principalmente os insistentes.
    • Não deixe seus pertences sem vigilância.
    • Não forneça informações pessoais para qualquer pessoa.
    • Não manuseie grandes quantias de dinheiro.
    • Carregue filmadoras ou máquinas fotográficas de maneira discreta.
    • Utilize somente transporte cadastrado.
    • Em caso de qualquer problema, procure um funcionário devidamente identificado.

  • Passaporte
    O novo passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em todo território nacional.

    Em 2006, houve a mudança de padrão na emissão do documento. O modelo atual, cor azul, passa a ter 16 itens de segurança, entre eles a foto impressa no documento, papeis com fibras e marcas d’água e fio de segurança.

    O titular do passaporte comum antigo, cor verde, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento constante na caderneta.

    Quem pode tirar passaporte • Todo brasileiro nato ou naturalizado pode solicitar o passaporte
    • Os menores de 18 anos também têm o direito, mas precisam da autorização dos pais ou dos responsáveis Documentos necessários • Carteira de identidade (RG), em bom estado, para os maiores de 12 anos
    • Certidão de nascimento, em bom estado, para os menores de 12 anos que ainda não têm a carteira de identidade
    • Cadastro de Pessoa Física (CPF) do requerente, se maior de 18 anos, ou de responsáveis, se menor de idade
    • Certidão de casamento para quem teve o nome alterado devido a casamentos ou separações
    • Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, nos dois turnos, se tiver (na falta dos comprovantes, é necessária a apresentação de uma declaração da Justiça Eleitoral da zona de sua votação, que comprove que você está quite com as obrigações eleitorais)
    • Certificado de reservista para os requerentes do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos, ou declaração da Justiça Militar que comprove a situação regular. No caso de naturalizados, esses documentos são necessários para pessoas de qualquer idade
    • Certificado de naturalização, para os naturalizados
    • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)
    • Passaporte anterior (se houver)

    Onde tirar passaporte em cada Estado O passaporte brasileiro pode ser pedido nas unidades da Polícia Federal, mediante agendamento feito pelo site (www.dpf.gov.br), no qual é possível consultar onde requerer o passaporte em cada estado.

    No Rio Grande do Sul, além da Capital (Porto Alegre), o serviço está disponível nas cidades de Bagé, Caxias do Sul, Chuí, Jaguarão, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja e Uruguaiana.

    Em Porto Alegre, o endereço do Posto da PF é na Rua Walter Spalding, 50 – Azenha.

    Como renovar passaporte O passaporte tem em média 5 anos de validade, exceto para crianças menores de 4 anos, onde este prazo é menor. O documento não será renovado, mas sim será emitido um novo documento. Você não precisa esperar o passaporte vencer para pedir um novo documento.

    Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade. Dessa forma, requeira novo passaporte antes do atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino.

    A Policia Federal trata apenas de assuntos pertinentes ao passaporte comum brasileiro. Para renovação do visto, dirija-se à embaixada ou consulado do país que você deseja obter o visto. O visto vale pelo período autorizado pelo consulado. Se o passaporte tem a validade anterior ao prazo do visto, o consulado pede que o mesmo seja renovado antes de emitir a autorização.

    Para maiores esclarecimentos, consulte o site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br).

    Se tiver dúvidas sobre a emissão de passaporte e quiser conversar com algum atendente, ligue para 0800-9782336. O serviço é 24 horas, durante todos os sete dias da semana. Ou, se preferir, entre em contato através do e-mail css.serpro@serpro.gov.br.

  • Previsão do tempo
    Antes de viajar, saiba como vai estar o tempo no seu destino, consultando o site http://www.climatempo.com.br/, para o Brasil, ou http://br.weather.com/, para qualquer lugar do mundo.
  • Melhores Hotéis
    Consulte-nos sobre os melhores hotéis de acordo com o seu destino, através do telefone (51) 3516-0090 ou pelo e-mail contato@poaviagens.com.br
  • Seguro viagem
    TRATADO DE SCHENGEN

    COMUNICADO DA COMISSÃO EUROPEIA DE TURISMO PARA A AMÉRICA LATINA SOBRE AS FORMALIDADES DE ENTRADA DE CIDADÃOS BRASILEIROS NA EUROPA (ESPAÇO SCHENGEN)
    A Comissão Européia de Turismo (CET) é uma organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica. Fundada em 1948, a CET reúne 33 países com um objetivo em comum: promover a Europa e seus destinos turísticos por todo o mundo. Hoje, o grupo operacional da CET para a América Latina, tem nove Países integrantes – Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal e Suíça.

    Como é do conhecimento geral, os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos Países Europeus integrantes do espaço Schengen, quando estiverem se deslocando a turismo e por no máximo 90 dias. Os Países integrantes do Espaço Schengen são a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Islândia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Suécia.

    A isenção de visto não exime os turistas brasileiros do cumprimento de algumas formalidades de entrada no espaço Schengen, a saber:
    • passaporte com validade superior a 6 meses;
    • bilhete de viagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias;
    • comprovante de alojamento; *
    plano de assistência médica internacional com cobertura mínima de EUR 30.000;
    • comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada*

    Fica a critério das autoridades fronteiriças de cada País a exigência do cumprimento destas formalidades. Aos estrangeiros que não cumprem os requisitos acima referidos, pode ser recusada/dificultada a entrada no espaço Schengen.

    * Esta obrigatoriedade varia de País para País.