-
Loading ...
No aeroporto
Os momentos de embarque e desembarque são os mais críticos para um viajante. O cansaço e o excesso de pessoas nos aeroportos provocam desatenção do viajante e vulnerabilidade em relação a furtos. Fique atento nos terminais e siga as seguintes dicas:
• Logo no desembarque, certifique-se de que sua bagagem encontra-se fechada exatamente como estava no embarque;
• Para pedir informações ou auxílio, procure sempre um policial devidamente identificado ou um funcionário da empresa pela qual viajou. Nunca fale com estranhos;
• Não se descuide de seus pertences em nenhum momento. Cuidado com homens ou mulheres que se aproximarem para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem;
• Não abra a bagagem em público, principalmente se no interior houver equipamentos eletrônicos e dinheiro;
• Não manuseie grandes quantias de dinheiro em público;
• Se necessitar utilizar o serviço de caixa eletrônico, certifique-se de que sua senha não seja vista por outras pessoas. No caso de pane no equipamento, solicite o auxílio de algum funcionário devidamente identificado;
• Não aceite qualquer tipo de encomenda a pedido de pessoas estranhas;
• Se alguém passar mal e lhe pedir para buscar socorro, faça-o sem deixar seus pertences com a pessoa. Mesmo que ela insista que sozinho você irá mais rápido;
• Ao utilizar serviços de táxi ou carros alugados, prefira profissionais e empresas cadastradas. Ao entrar no veículo, solicite que todos os seus pertences sejam colocados no porta-malas. Em caso de negativa, procure outro táxi;
• É importante guardar sua bagagem no porta-malas, principalmente seu laptop;
• Ao utilizar o telefone celular dentro do táxi, faça-o de modo que o aparelho fique do lado oposto ao da janela;
• Em caso de trânsito parado, evite manusear grandes quantias de dinheiro dentro do veículo.
No hotel
Como é o lugar que o visitante passa mais tempo, ele também necessita de atenção especial. Apesar de haver seguranças e uma parceria com a polícia, o hotel também não está imune de ocorrências. Siga as seguintes sugestões e tenha uma estadia mais tranquila.
• No momento do check-in ou check-out, procure deixar sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da recepção;
• Ao fazer suas refeições, prefira deixar seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados no bagageiro do hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranquilidade;
• Não deixe sua carteira, celular, palmtop ou outros pertences sobre a mesa se você precisar se ausentar temporariamente;
• Ao utilizar a área comum do hotel, mantenha seus pertences sob sua vigilância. Jamais os coloque ao lado ou atrás de seu assento, nem se distancie deles;
• Não traga pessoas estranhas para o hotel;
• No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante;
• Quando quiser sair, peça informações aos funcionários do hotel. Eles ajudarão com boas sugestões de passeios e restaurantes, bem localizados e seguros. Também não deixe de consultar o receptivo local;
• Se estiver participando ou promovendo algum evento no hotel, estabeleça a utilização de crachás entre os participantes. Ao se ausentar da sala, certifique-se de que as portas ficarão fechadas. Antes e durante o evento, converse com o quadro de seguranças do hotel;
• Utilize o cofre colocado à disposição em seu quarto;
• Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores;
• Nunca aceite ajuda de estranhos. Todos os funcionários dos hotéis da cidade trabalham devidamente identificados e uniformizados. Eles estão capacitados para atender bem e prontamente o turista.
Nos bares e restaurantes
Durante a refeição a atenção fica voltada para a mesa. Por isso, é mais um momento em que sua segurança fica vulnerável. Conheça algumas formas de evitar problemas:
• Prefira lugares indicados por conhecidos ou pelos profissionais do hotel onde estiver hospedado. Informe-se sobre o melhor percurso, melhor horário para uma refeição, tipo de serviço que o restaurante oferece. Também não deixe de consultar o receptivo local, etc;
• Ao chegar no restaurante, solicite que sua mala ou bagagem seja guardada. Feche-a com cadeado ou lacre no caso de haver objetos de valor ou dinheiro. Ao recebê-la de volta, confira se tudo está em ordem;
• No caso do restaurante não possuir local adequado para guardar seus pertences, não descuide de seus pertences em nenhum momento;
• Evite deixar objetos de valor sobre a mesa, como a carteira e o celular, principalmente ao se ausentar temporariamente.
Em áreas públicas ou parques de exposição
Eventos e locais públicos de grande movimento exigem maior atenção do visitante. A grande quantidade de pessoas se deslocando com sacolas e bolsas é um chamariz para furtos. Tomando-se as seguintes medidas, evita-se ao máximo uma ocorrência desagradável:
• Evite falar com estranhos, principalmente os insistentes.
• Não deixe seus pertences sem vigilância.
• Não forneça informações pessoais para qualquer pessoa.
• Não manuseie grandes quantias de dinheiro.
• Carregue filmadoras ou máquinas fotográficas de maneira discreta.
• Utilize somente transporte cadastrado.
• Em caso de qualquer problema, procure um funcionário devidamente identificado.